sexta-feira, 19 de abril de 2019

‘A ARTE MYSTICA’ & ‘MUSICAL DE WAGNER’ - (‘Cristianismo Rosacruz’ - Max Heindel).


“Ouvis o Chamado? - Agradecei então a Deus por ter-vos concedido ouvi-lo”... 
(Richard Wagner - Parsifal’ - Ato I).
     
A Divindade em mim, saúda Deus dentro de Ti!
      
English French German Spain Italian Dutch RussianPortuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
   SELECT THE LANGUAGE! - TRANSLATE - Powered by Google TradutorTradutor

CLICK ON THE ANGELS:
 Click nos Sete Arcanjos e veja o que seu Anjo da Guarda revela!
(*) Somos caminhantes das estrelas... Seres espirituais vivendo experiências numa veste humana”... (Sabedoria Maya). Ninguém nasce ao Acaso num certo dia e hora, como indica seu mapa astrológico e o 'Oráculo dos Anjos'... A consciência da Alma-Espírito, porém, ao adentrar uma veste humana feminina ou masculina  do mundo espaço-tempo, esquece a missão e/ou lições de vida que escolheu experienciar neste 'campo quântico de possibilidades'. No entanto, as características do Anjo da Guarda que o acompanha desde o seu processo de nascimento físico, podem revelar as qualidades e potencialidades que o Ser interior traz de vidas passadas, para experienciar e expandir a consciência cósmica do 'Self' imortal -, figurado às vezes como 'criança divina'... 
NOTE BEM: Embora a infância seja determinada por escolhas a nível da Alma e/ou fator kármico, é-nos dada a opção de mudar o roteiro na adolescência ou vida adulta, seja rumo ao Alto, o 'Bem Superior', ou para baixo, o 'Mal'... Na verdade, tudo faz parte de nosso aprendizado. Portanto, quem determina o Destino, não é nenhum Deus, e sim cada um de nós! Karma, no sânscrito, significa escolha e ação. São as escolhas e atos de hoje, que consubstanciam nosso destino benéfico ou maléfico de amanhã. É lei cósmica: O que homem semear, isso colherá... Mas, lembre-se: Ninguém nasce para sofrer; nasce para aprender! (Carlos Campos de Raphael).

ACORDE! (*) - Caminhante das Estrelas! 
Velar é a chave para nos tornar mestres da natureza interior”...  (‘O Despertar dos Mágicos’ - Gustav Meyrinck).
(*) Antes de reencarnar na Terra, você fez um plano do que pretendia alcançar. Fez contratos com as pessoas de sua vida: pais, irmãos, parentes e amigos. Eles o ajudam a passar por tudo o que planejou realizar nesta vida... (Dolores Cannon).

Em O Renascimento da Alma’, Jesus ensina a Nicodemos: Quando vem das trevas, [o homem] antes já viveu... ( Ver: O Evangelho Essênio dos Doze Santos'’, cap. 37). Esse ensino de Jesus referia-se aos ciclos de reencarnação do Espírito, mas extirpado no Concílio de Constantinopla, 553 d.C. e da Vulgata latina (a Bíblia). Eis por que você não o vê na versão oficial do capítulo 3 do Evangelho de João! (Carlos Campos de Raphael).

Música suave aquieta a mente, o coração e atrai a presença dos Anjos! Escolha e ouça sua música de fundo para ler os textos:

Você Aniversaria Hoje? Click on the Angels!
https://www.youtube.com/watch?v=fesHs6tTbSA

Mensagem Angelical: “Ouça somente o Amor! 

Aniversariantes de 13 a 20 de Abril - Protegidos pela categoria angelical ‘Dominações’: são Anjos regidos pelo Príncipe-Arcanjo, Tsadkiel (Uriel).
 
Essa categoria auxilia nas emergências e conflitos que devem ser resolvidos imediatamente... (Anjos Cabalísticos. Monica Buonfiglio).

Aniversariantes de 21 de Abril/28 de Abril - Categoria Angelical: ‘Potências’. (*).
(*) “Categoria angelical dos Anjos guardiães dos animais. Protegem a procriação e a perpetuação das mais diferentes espécies vivas no Universo... Príncipe-Arcanjo Camael. ['Anjos Cabalísticos', p. 100. Monica Buonfiglio].

Carl Jung consultou o oráculo, e a resposta foi tão concludente que lhe deu a certeza de que agentes espirituais atuavam por trás do I Ching! Deve-se fazer perguntas ao  I Ching’,  que sejam significativas para você. E o I Ching’, através de moedas ou Internet, dará uma resposta que servirá  para aquele momento que está vivendo!   [Prefácio de C.G. Jung].

Cartas do Tarot - Oráculo Grátis!
Quando consultei as Cartas do Tarot, e as previsões passaram a ocorrer, foi me dado, em meio aos eventos, a opção de mudar o rumo do destino! Por isso, chamo seus agentes espirituais de Anjos da Sincronicidade! (Carlos Campos de Raphael)

Conheça a cidade de Rio das  Ostras -
Litoral Norte do Rio de Janeiro:
 Click-Foto: Coheça as Praias de Rio das Ostras!



A Arte Mystica & Musical de Wagner
(‘Cristianismo Rosacruz’ - Max Heindel).
Conforme olhamos o universo material ao redor, vemos miríades de formas apresentando certa cor, e muitas emitem definido som. Na realidade todas o fazem, porque existe um tom, mesmo no que chamam de natureza inanimada.

O farfalhar da folhagem das árvores ao vento, o murmúrio do regato, o canto do oceano, todos contribuem com um acorde definido na harmonia da Natureza.

Destes três atributos da Natureza: Forma, Cor e Som, a forma é a mais estável e tende a permanecer em status quo durante tempo considerável, mudando muito lentamente.

A cor, por outro lado, muda com mais rapidez, esmaece, desaparece; e algumas cores mudam de matiz segundo o ângulo da luz. Mas, o som é o mais fugaz dos três: vem e vai, sem que nada possa agarrá-lo ou retê-lo...
Temos também três Artes, a escultura, a pintura e a música, que buscam expressar o Bom, a Verdade e a Beleza, os três atributos do Mundo Anímico [ou psíquico]...

O escultor, que lida com a forma, tenta aprisionar a beleza numa estátua de mármore, que desafiará por milênios à inclemência do tempo. Mas, a estátua de mármore é fria e só “fala” aos mais evoluídos, que nela infundem vida própria.

A arte da pintura baseia-se principalmente sobre a cor, sem dar forma tangível às suas criações. Na pintura, toda forma é uma ilusão do ponto de vista material, no entanto, tornam-se mais reais do que a estátua tangível, porque são vivas...
Há uma beleza vivente no quadro de um grande artista – uma beleza que muitos podem perceber e apreciar. No caso da pintura, porém, vemos o quadro ser afetado pela mutabilidade da cor: o tempo esmaece seu frescor e uma tela jamais dura tanto quanto uma estátua”.

Desse modo, nas artes que se baseiam na forma e na cor, existe uma criação única, permanente, tendo essa característica em comum. Mas, diferem radicalmente da arte musical, por ser a música de tal modo evanescente, fugaz, que se faz necessário recriá-la cada vez que desejamos apreciá-la.

A música tem o poder de falar a todos os seres humanos, sem exceção [como também aos animais], situando-se dessa maneira mais além das outras artes.

A música pode acrescentar algo a nossa maior alegria e apagar as tristezas mais profundas; acalmar as paixões do homem selvagem e estimular até a temeridade ao maior covarde...
A música é a influência mais poderosa, entre aquelas que o homem conhece, para dominar as massas, embora alguns a considerem supérflua, quando vista apenas do ponto de vista material, como o demonstraram Darwin e Spencer...

Unicamente quando se vai mais além do cenário visível e percebemos que o homem é um ser composto de espírito, alma e corpo, pode-se compreender por que essas três artes e seus produtos nos afetam de modo tão diferente e distinto.

Enquanto o homem vive uma vida exterior no mundo da forma, onde opera dentro de uma forma vivente entre outras formas, vive também uma vida interior, que é para ele de maior importância: uma vida cujos sentimentos, pensamentos e emoções criam ante sua “visão interior” imagens e cenas em constante mutação.
E quanto mais completa for a vida interna do ser humano, tanto menos necessitará buscar companhia e diversão fora de si mesmo, porque ele é a sua melhor companhia, independentemente de toda diversão externa, da qual tão sedentos estão aqueles cuja vida interior é escassa. Esses são os que conhecem a muitíssimas pessoas, mas, como ainda são estranhos para si mesmos, temem sua própria companhia”...

Se analisarmos esta vida interior, verificaremos que é dupla: 1º). A vida anímica, baseada sobre os sentimentos e emoções. 2º). A atividade do Ser interior (Ser¹), que dirige todas as ações por meio do pensamento.

E assim como o mundo da matéria é a base onde o corpo denso extrai os elementos materiais de que necessita - e é eminentemente o mundo da forma -, existe também o mundo da Alma, ou mundo do desejo entre os rosacruzes, que é à base das roupagens sutis do que chamamos Alma; e este é particularmente o mundo da cor. Mas, o mundo mental, o mundo ainda mais sutil, é a morada do Espírito humano, o Ser interior [¹], e também o reino do som”...
“Por conseguinte - prossegue Max Heindel -, dessas três artes a música é aquela que exerce maior poder sobre o homem, porque enquanto nos encontramos na vida terrestre, estamos desterrados de nossa morada celeste, e dela geralmente aqui nos esquecemos em meio aos nossos afazeres materiais”...

A música então nos traz uma fragrância, carregada de inexprimíveis nostalgias. Como eco de nosso lar, ela nos recorda a Terra esquecida, onde tudo é paz e alegria. E ainda que, devido às ocupações materiais, não prestemos atenção a isto, o Ser interior reconhece cada nota como uma mensagem abençoada de sua Pátria, e com ela se regozija...
Esta dissertação sobre a natureza da música, faz-se necessária para podermos apreciar devidamente esta grandiosa obra mestra, o 'Parsifal' de Wagner, em que a música e personagens estão interligados de modo magistral uns aos outros, como não se encontra em nenhuma outra produção musical...

O drama de Wagner fundamenta-se na lenda de Parsifal, um mito cuja origem se perde no mistério que sombreia os primórdios da raça humana. É errôneo pensar que o mito é uma criação da fantasia humana, sem base alguma de verdade. Ao contrário, o mito às vezes é o estuque que esconde as jóias mais preciosas da Verdade espiritual -, pérolas de beleza tão rara e etérea que não podem permanecer expostas ao intelecto material.

Visando ocultá-las e ao mesmo tempo permitir-lhes operar no desenvolvimento espiritual da humanidade, os Grandes Instrutores, invisíveis, mas poderosos, ofertam-nos essas verdades espirituais envoltas no pitoresco simbolismo dos mitos, para atuarem sobre nossos sentimentos, até que chegue o tempo em que o intelecto nascente [o corpo mental em crescimento], esteja desenvolvido espiritual e suficientemente para que possamos, além de sentir, conhecer...
Trata-se do mesmo procedimento que aplicamos na infância a nossos filhos, quando lhes damos ensinos morais por meio de contos e fábulas, reservando os ensinamentos diretos para mais tarde... Wagner, porém fez algo mais do que simplesmente copiar a lenda!

As lendas, como tudo o mais, cristalizam-se pela transmissão e perdem sua beleza. Mas, torna-se evidente que a grandeza do espírito de Wagner, jamais se deixou limitar em sua expressão, seja pela fantasia ou credo. Ele afirmou sempre a prerrogativa da Arte para expressar livremente e sem travas essas alegorias.

Em sua obra ‘Religião e Arte’, Wagner declarou: “Pode-se dizer que, quando a religião se artificializa, cabe a arte a missão de salvar o Espírito religioso, ao reconhecer o valor figurativo do mito simbólico - que a religião pede que acreditemos num sentido literal -, e a arte busca revelar sua oculta e profunda verdade por meio da apresentação ideal”.
“Muito embora o sacerdote religioso peça que toda alegoria religiosa seja aceita como um fato, o artista a isto não se deixa sujeitar em absoluto. E é por isso que, livre e abertamente, apresenta sua obra tal como ele a criou”...

A religião, porém caiu numa vida artificial, em que se vê obrigada a fazer constantes acréscimos no seu edifício de símbolos dogmáticos, e desta maneira vai relegando a verdade divina sob um crescente amontoado de incredibilidades, que ela recomenda crer”.

“Dando-se conta disto, a religião tratou sempre de buscar o auxílio da arte que, por sua vez, permaneceu incapaz de uma evolução mais elevada, enquanto se viu obrigada a apresentar aos fiéis tal pretensa realidade sob a forma de ídolos e fetiches...

A Arte só pode cumprir sua verdadeira vocação, pela apresentação ideal das figuras alegóricas, ao compreender seu sentido interior, e procurar transmitir a Verdade inefável e divina”...
[Fonte: ‘Cristianismo Rosacruz’, p. 252/257, Max Heindel. Editora Kier). [Φ].
[®] NOTAS [¹]: O texto original fala de Ego, referindo-se ao ‘Espírito humano’, e não ao eu o ser egocêntrico. A Rosacruz Clássica vê no homem um microcosmo de totalidade tríplice: corpo, alma e Espírito. Jung parece referir-se a essa totalidade, que transcende o ego, quando explica o  significado de Self (ou ‘si-mesmo’):
“O self aparece em sonhos, mitos e contos de fada na figura de ‘personalidade supra-ordenada’, tal como um rei, herói, profeta, salvador, etc., ou sob forma de um símbolo da totalidade, como o círculo, o quadrado, a quadratura circuli, a cruz, etc.”… “Ele poderia, igualmente, ser chamado de o “Deus interior”...

“O self não é somente o centro, mas também a circunferência total, que abarca tanto o consciente quanto o inconsciente; o self é o centro desta totalidade, assim como o ego é o centro da consciência”… (Cf. ‘Léxico Junguiano’, p.142 e 143, Cultrix, 1997).

1 COMENTÁRIO (Do Post inicial):
Darcio disse, Abril 22, 2009 at 3:55 pm ·
Tudo o que posso dizer é pouco. Este site é brilhante, espetacular! - Grato pelos ensinamentos.
sua foto do perfil, A imagem pode conter: 1 pessoaRESPOSTA: Dárcio, grato por suas palavras. Só agora, ao atualizar o texto de Max Heindel, vimos e agradecemos seu incentivo ao nosso trabalho solidário. Este, visa despertar a reminiscência espiritual de todos que nos lêem para a busca do autoconhecimento e saber o real propósito de nossa existência no mundo espaço-tempo... (Você pode também conhecer nossa página no Facebook! Abraços! Carlos Campos de Raphael).

Leia também -('Click on the Angels!):
Luz, Amor e Paz!
(Você nos encontra também no Facebook! Carlos Campos de Raphael ).
[Texto revisto e atualizado, em anjosensinosluz.19.04.2019. Rio das Ostras-R.J.]
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário