sábado, 17 de março de 2012

O PODER DO CORAÇÃO : "O coração tem razões, que a própria razão desconhece"...

INTRÓITOS: “Se quisermos possuir a sabedoria precisamos aprender a obtê-la”. (Carl Jung). [Cf. ‘O Segredo da Flor de Ouro’. Vozes]. - “Há dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A inferior é quanto uma pessoa sabe e a sabedoria superior é quanto ela tem consciência de que não sabe... Tenha a sabedoria superior: seja um eterno aprendiz na escola da vida”. (Chico Xavier).

V. tem um Anjo Guardião! Ele o acompanha sempre, desde a tessitura de seu corpo físico!
(Clic): "O Anjo da Guarda de seu nascimento". (Monica Buonfiglio).
(E tb.): 'OS ANJOS GUARDIÕES'.
Clic tb.: 'Conecte com Seu Anjo Guardião' - (Linda Georgian).

Amplie o seu conhecimento: O macrocosmo e o microcosmo humano refletem um só Todo. E, por isso, Hermes Trismegistos já afirmava: "Assim como em cima, é embaixo"...
(Clic): 100 milhões de anos-luz da Terra.

Astrologia & Psicologia: "Nascemos e existimos no Espírito universal; participamos da mesma vida e formamos no espaço infinito um só corpo cósmico". (Oscar Quiroga).
(Clic): Astrologia Real (Quiroga).

Processo de Autoconscientização. V. pode curar a si mesmo. Aplique e mude a vida! (Clic): Processo havaiano - Ho’oponopono.
• (Clic): Lição de Vida para o Mundo Todo: ‘Universidade dos Pés Descalços’, para comunidades pobres da Índia, África e Afeganistão. (Vídeo. Lucy Sem Fronteiras).
•Clic tb. Bunker Roy: The Rural Women Solar Engineers of Africa.

(Clic): 'NINGUÉM ENTRA EM NOSSAS VIDAS POR ACASO'.
Clic): 'A CRISE ATUAL DE CONSCIÊNCIA E AS PREVISÕES MAYAS 2012-2032'.

'NEURÔNIOS NO CORAÇÃO' - (Por Fátima Afonso).

Segundo o dr. Paul Pearsall, as células têm memória e o coração carrega um código energético especial, que nos conecta com os demais seres humanos e com o mundo à nossa volta. De certa maneira, sua teoria explica por que muitos transplantados – como ele mesmo pode comprovar – passam a manifestar traços da personalidade do doador.

PLANETA – Pesquisas científicas recentes sugerem que o coração pensa e que as células têm memória, havendo uma relação entre esses dois processos. Explique-nos, em linhas gerais, de que forma isso se dá.

Paul Pearsall – O fato de que as células têm memória é uma lei básica da natureza. Mesmo os mais simples organismos unicelulares lembram como se movimentar, encontrar alimento, fazer sexo e evitar os predadores. Os cientistas chamam isso de “memória da função”, mas, se uma célula pode lembrar, é bem provável que muitas células juntas poderiam ter “memórias” mais complexas e elaboradas. As células do coração são as únicas células rítmicas. Elas pulsam mesmo quando estão fora do corpo. Não é insensato sugerir que milhares de células do coração ressoando juntas e expostas a bilhões de células do sangue que passam pelo coração, a cada segundo, podem conter memórias.

Divulgação: Um dos hormônios do corpo associado com a memória é a substância chamada acetilcolina. A falta das moléculas dessa substância é verificada na doença de Alzheimer, na qual a função de memória se encontra gravemente diminuída. Na memória existe também uma “eletricidade”. O DNA do nosso corpo que contém o código genético age como uma espiral de cobre, permitindo que os nossos genes transmitam códigos elétricos entre si.

O coração gera um campo eletromagnético de cinco mil milivolts. O coração é capaz de emitir frequências de onda de rádio, e ele fala com o cérebro através de uma substância chamada ANP, Peptídeo Naturético Atrial (Atrial Naturetic Peptide), descoberta no coração.

A força eletromagnética do cérebro é cerca de 140 milivolts, portanto, a energia codificadora elétrica do coração é forte. As nossas células, os nossos genes, as substâncias no coração e a eletricidade do nosso corpo gerada primariamente pelo coração se combinam para ajudar a fabricar e armazenar as memórias.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, transferiram as memórias de vermes. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia mostraram que um único elétron podia alterar as memórias de nossos genes. As células do coração, colocadas próximas a outras células do coração, se comunicam entre si e entram juntas numa batida rítmica.

As células do coração retiradas por biópsia de um paciente e colocadas num prato de laboratório vibraram mais rápido quando seu doador estava sendo testado numa esteira ergométrica, num aposento no fim do corredor, bem distante do lugar onde suas células estavam sendo observadas.
Existem dezenas de fascinantes descobertas em pesquisas que indicam um princípio de que estamos interligados de uma maneira que ainda não entendemos. As questões da memória celular e dos transplantados que recebem as memórias e as características de seus doadores são exemplos da emergência de ciência mais integrativa que esteja disposta a estudar questões que antes ridicularizava.

PLANETA – Além de memórias dos nossos ancestrais, as células poderiam carregar também “lembranças” de vidas passadas?

Paul Pearsall – A questão das memórias de vidas passadas é muito interessante. Se por um lado tem havido muita publicidade sobre reivindicações de pessoas de que elas foram um rei ou uma rainha ou outra figura histórica bem conhecida na sua “vida passada”, tem havido também pesquisas muito cuidadosas, que levantam muitas questões sérias e interessantes sobre essa possibilidade.

O dr. Ian Stevenson, da Universidade de Virgínia, viajou pelo mundo por quase 40 anos para documentar mais de dois mil casos de crianças pequenas que afirmam recordar-se de vidas passadas. No Havaí, onde nasci, acredita-se que nossos ancestrais estão sempre conosco e dentro de nós. Acreditamos, e a ciência o demonstra, que nossas células carregam os códigos daqueles que vieram antes de nós.

Para os cientistas, uma das coisas mais difíceis de aceitar é a idéia de que a separação e os limites são ilusões. Todos nós somos de fato Um e conectados em muitos níveis. Não importa se nosso cérebro presta atenção ou não, nossas células lembram de onde viemos. Cabe a nós prestar atenção a isso.

PLANETA – Diante das descobertas da cardioenergética, podemos dizer que o coração é o maior responsável pela nossa saúde, e não o cérebro, como propõe a psiconeuroimunologia?
Paul Pearsall – Como o psicólogo Abraham Maslow afirmou, a saúde é uma questão de ser, não de fazer. “Quem” somos é primordial para o nosso bem-estar. A medicina moderna tem uma orientação muito mecânica. Ela busca explicações concretas e singulares. Não há dúvida de que o cérebro não está realmente na nossa cabeça, mas no corpo todo.

As células do estômago e do coração falam com o cérebro tanto quanto o cérebro fala com o nosso corpo. O coração é muito mais do que um mecanismo bombeador. Ele não está a serviço do cérebro, mas é um parceiro para formar com ele nossa organização interna de manutenção da saúde.

O coração secreta hormônios, como o ANF, que ajuda a regular todo o sistema do nosso corpo. O coração bem como o cérebro é um órgão hormonal. A questão em saúde não é “a mente sobre a matéria”, mas “a mente é matéria”.

Nosso corpo inteiro e todos os seus sete bilhões de células podem pensar, sentir e conectar-se com outras células. Por causa de sua imensa energia eletromagnética e de outras energias, o coração particularmente se conecta com outros corações. A saúde e a cura são questões de compaixão, de ligação e de estar consciente de que nós não “temos” um corpo, mas somos o nosso corpo.

NEURÔNIOS NO CORAÇÃO - Exercício para melhorar coerência cardíaca traz bem-estar.
Nosso coração possui um conjunto de 40 mil neurônios, um "minicérebro". Este conjunto torna o coração sensível e capaz de adaptar seu comportamento de acordo com suas percepções. O coração reage ao que percebe, influenciando todo o corpo, inclusive, o cérebro.

O "tum-tum" do nosso coração tem tanto as batidas que aceleram nosso funcionamento quanto as batidas que procuram brecar o aceleramento. O equilíbrio entre estas batidas chama-se coerência cardíaca: "Quando o ritmo de variabilidade do coração é forte e saudável, as fases de aceleração e redução alternam-se com rapidez e regularidade. Há uma coerência na variabilidade do ritmo cardíaco, diferente do caos". Esta é a definição de Davi Servan-Shreiber, neuropsiquiatra.

Ele [neuropsiquiatra] ainda diz que se só mantivermos a vida em estresse, com o pé no acelerador, o breque fica fraco. Um coração saudável precisa do equilíbrio entre acelerador e freio, o que pode ser conseguido através de hábitos saudáveis e exercícios. David Schreiber ressalta: "Estresse é possivelmente um fator de risco muito maior para as doenças cardíacas do que o fumo."

"Quando o cérebro emocional não está funcionando bem, o coração sofre e se desgasta. Mas, a mais espantosa descoberta de todas é que essa relação funciona em mão dupla. O funcionamento correto do coração acaba por influenciar nosso cérebro também: sistema cardíaco-cerebral".

Quanto maior a coerência cardíaca maior o ajuste entre cérebro e resto do corpo, portanto, maior a sensação de bem-estar, equilíbrio da pressão arterial, tranquilidade e ainda retardo parcial do envelhecimento.
Em seu livro "Curar..." David Servan-Schreiber apresenta um exercício simples para melhorar o "tum-tum" do nosso coração:
1• Em um local agradável, longe de interrupções, coloque sua atenção na respiração. Inspire e expire profundamente uma vez. Faça uma pausa de alguns segundos na respiração e depois inspire e expire profundamente mais uma vez. Repita esta sequência até que sua respiração fique mais estável.
2• Mantenha sua atenção na região do coração por uns 15 segundos.
3• Imagine que você está respirando através do coração (se isso for difícil, imagine que está respirando do centro do seu peito).
4• Lembre-se de algum sentimento ou imagem agradável.

O coração enviará para o cérebro emocional a mensagem de que tudo está em ordem e, assim, ele poderá trabalhar melhor e com mais eficiência. O resultado clínico desse exercício é: diminuição do estresse, fadiga e depressão, diminuição da hipertensão, melhora da concentração e memória e sensação de bem-estar.
[Extraído de http://www.personare.com.br/revista/saude-e-beleza/materia/630/neuronios-no-coracao].

Nenhum comentário:

Postar um comentário