“Existe uma Escola Universal de Sabedoria que possui uma cátedra celeste no mais profundo do Espírito, de onde emana todo o conhecimento. Essa Escola de Sabedoria possui: um aspecto exterior, um aspecto interior, e outro no interior mais profundo”... (Karl von Eckartshausen). [‘Algumas Palavras do Mais Profundo do Ser’ ].
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'A Escola Universal de Sabedoria' -
(Karl von Eckartshausen).
(Karl von Eckartshausen).
“Será que existe uma Escola Universal para a educação dos homens - uma Escola Universal de Sabedoria? E qual seria o seu segredo? Faz-se essas perguntas há séculos, e imagina-se toda sorte de coisas”.
Esta Escola de Sabedoria, se é que existiu, era obra dos homens? Era ela uma combinação de vivacidade intelectual e sagacidade ou o resultado da experiência? Ou apenas o empenho bem intencionado de espírito nobres? Contudo, quem pode verdadeiramente responder a estas perguntas?
Existe uma Escola Universal de Sabedoria que possui uma cátedra celeste no mais profundo do Espírito, de onde emana todo o conhecimento. Esta Escola de Sabedoria possui: um aspecto exterior, um aspecto interior, e outro no interior mais profundo.
“Esses aspectos, o exterior, o interior e o mais profundo do ser, estão interligados, e somente quem conhece o exterior, o interior e o interior mais profundo é capaz de dar uma resposta às perguntas formuladas acima, pois somente ele tem o conhecimento do todo. Todavia, para os que tinham o conhecimento de todo, ainda não era hora de falar sobre isso”...
O que está depositado no mais profundo desta Escola como força, aparece como efeito no interior, e toma forma ou hieroglifo, no exterior. Assim, portanto, esta Escola de Sabedoria possui: um átrio, um templo e um santuário.
Em cada época, somente os que se encontram no santuário mais profundo podem percorrer com o olhar o templo até o átrio; mas o santuário mais profundo permanece vedado aos que se encontram no átrio e no templo.
“Poucos, em cada época, passam do interior ao santuário, no interior mais profundo; a maior parte das pessoas permanece no átrio, e todas as modificações e perturbações que ocorrem nesta escola dizem respeito apenas ao átrio; o templo e o santuário, porém permanecem sempre imutáveis”.
Somente a forma está sujeita às leis do tempo e suas variações; o Espírito, no interior mais profundo, permanece imutável e eterno. É possível aos homens cometer sacrilégios, degradar e profanar o átrio, mas de maneira alguma o templo interior e o santuário interior mais profundo.
Quando a desordem reina no átrio, o Espírito retira-se ao templo interior, e assim a forma, desprovida do Espírito, cai em ruína.
Caso algum temerário se arriscasse a profanar o templo, a verdade retirar-se-ia no interior mais profundo, e o templo desapareceria da vista do sacrílego, assim como dos homens de carne...
“No exterior, no átrio, na forma, o hieróglifo, está a letra; no interior, a compreensão da letra; no interior mais profundo, o Espírito que ilumina a compreensão e vivifica a letra”.
Os três santuários interpenetram-se: o exterior penetra o interior; o interior penetra o interior mais profundo - o Átrio, o Santo e o Santo dos Santos.
“Três mundos, dos quais cada um tem sua visão (*) particular, seus objetos particulares, um espírito particular e um Sol particular que o ilumina: a luz do Sol no átrio, a luz da razão pura no templo, a luz do Espírito de Deus no santuário”...
(*) "Visão": 'Anschauungsform' no original alemão; significa 'forma de intuição', no kantismo. N. T.).
[Extratos de 'Algumas Palavras do Mais Profundo Ser', p. 15/18. Karl von Eckartshausen. Editora Rosacruz-Áurea/anjosensinosluz.blogspot.com/] .
(**) KARL VON ECKARTSHAUSEN (1782-1803) & Rosacruz Áurea - (Campos de Raphael).
“Segundo informes da Wikipedia, Eckartshausen estudou a literatura esotérica mais antiga desde cabala até alquimia, inspirado pelas ideias gnósticas de Jacob Boehme e Paracelso. Suas numerosas cartas e livros aperfeiçoando o ideário hermético atraíram muitos artistas, eruditos e pesquisadores esotéricos, entre eles, Goethe e Schiller”.
As obras de Eckartwshausen apresentam o conceito hermético de um outro mundo por trás do mundo perceptível. [imagem “A iluminação do Peregrino”]. Também sua concepção de Deus abrange dois elementos, um visível e um invisível, o divino no homem na sua forma mais pura. A reunificação do homem com Deus foi um dos temas que, para ele, tinham primazia”...
Na verdade, dizemos nós, podemos atestar que a obra de Eckartshausen, tocou-nos profundamente a Alma. Ele nasceu em 28 de junho na Alemanha, e quem nasce nessa data traz certa qualidade segundo o ‘oráculo angélico’: “Sua força espiritual está ligada intimamente aos anjos e ajuda, até mesmo de modo inconsciente, a melhorar o sofrimento humano”. Ele foi um autêntico servidor da Luz, e o estilo de sua escrita aparece nas ‘Cartas Rosacruzes’.
Noutro livro, o que ele dizia, aplica-se também aos dias atuais: “O nosso século é de preferência a qualquer outro o mais notável para o observador imparcial e sereno. Por toda parte existe fermentação tanto na alma como no coração do homem; encontra-se a cada passo o combate da luz e das trevas, de ideias mortas e ideias vivas, da vontade morta e inerte com a força viva e ativa; vê-se por todo lado enfim, a guerra entre o homem animal e o homem espiritual que desperta”... (Karl von Eckartshausen). [Primeira Carta. ‘A Nuvem Sobre o Santuário’, p. 15. Gráfica Editora Aurora. 1953?].
“Em 1954 e recém-casados, minha esposa e parceira de jornada,espiritual vivenciou a experiência de quase-morte, e eu, ainda sem o saber,,o primeiro contato consciente com o ser interior, imortal ('Self') - “Deus-em-nós”...
Essas experiências inesperadas,e inusitadas, que a religião de nossos pais não sabia explicar, levou-nos a buscar respostas mais amplas da Verdade e de nosso caminho espiritual. Fomos guiados,então pelos Anjos da Sincronicidade a um dos átrios da Escola Espiritual,,no Lectoriu Rosicrucianum (hoje Escola Rosacruz Áurea). Lá,reencontramos uma linha de ensinamento universal. E durante a I Conferência de Aquarius em1963, convivemos de perto com o grão-mestre Sr. Jan van Rijckenborgh, em Renova-Holanda e o acompanhamos quando veio ao Brasil em 1967, para realizar a última e V Conferência de Aquarius...
O Sr Rijckenborgh dizia: “A nosso ver, não se pode mais falar de religião no sentido superior, libertador. É por isso que nova orientação religiosa, com novas diretrizes espirituais, deve preparar o caminho para a elevação verdadeiramente espiritual do mundo e da humanidade. Quão nova e universal deverá tornar-se essa orientação somente poderá ser compreendida pelo homem que realmente busca, após profundo estudo do Ensinamento Universal, como é revelado na Escola Espiritual”. [‘Introdução à Filosofia da Rosacruz Áurea’, p. 13].
“O aluno, portanto, não deve deixar-se prender a fatos históricos...Que outros estudem, pois, as dissenções espirituais que reinam neste mundo e se embalem com a questão de saber quem possui ou não a verdade”.
Aquele que estuda os Mistérios, não necessita digerir dissertações dogmáticas ou graduar-se numa universidade, para ter o direito de falar...
“Existe aqui e agora, um Ser Crístico vivente que se manifesta direta e hierarquicamente à humanidade. Esse Corpus Christi compõem-se de milhares de membros... Ele irradia centelhas de Luz e gloria em todos os domínios da matéria e do Espírito”. [‘Introdução à Filosofia da Rosacruz Áurea’, p. 16/17. 1988].
Desde tempos imemoriais há um Trabalho de Amor incondicional da Fraternidade da Luz, que recebe rótulos diversos a cada era. No Oriente, conhecida como ‘Fraternidade de Shamballa’; e no Ocidente, desde a era cristã como ‘Escola dos Mistérios dos Hierofantes de Cristo’, 'Fraternidade do Graal'' e 'Rosacruz Clássica'.
Em 1909, a Fraternidade Rosacruz de Max Heindel iniciou seu trabalho nos EUA, através da obra 'O Conceito Rosacruz do Cosmos', seguindo a linha cristã da Rosacruz Clássica de Valentin Andrea. Em 1915, surgiu na Califórnia: 'Antiga e Mística Ordem Rosacruz - A.M.O.R.C', fundada por Harvey Spencer Lewis, que segue uma outra linha de ensino, considerada ocultista...
“Após o falecimento de Max Heindel, Jan van Rijckenborgh deu continuidade ao trabalho na Europa, através de o Lectorium Rosicrucianum, hoje Escola Internacional da Rosacruz Áurea, sede central na Holanda”.
Vivemos no mundo da Dualidade, e onde surge a Luz logo aparece também as forças sombrias, A alegoria budista designou-as de Mara e à cristã, Satanás (Satan, ‘o opositor’).
Paulo, após sua iluminação no caminho de Damasco, conscientizou-se da influência negativa de tais forças, e alertou: “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”... (Efésios, 6.12).
Platão, que era mais do que filósofo, e sim um um iniciado nos Mistérios, a elas se refere na conhecida, 'Alegoria da Caverna'.
“Jan van Rijckenborgh, porém, dizia haver sete escolas espirituais na Grande Obra; ligadas a um dos sete raios desse Trabalho, do qual participa inúmeros obreiros da Luz, em mais de um nível da matéria e do Espírito. E reconhecia Krishnamurti e Carl Jung. entre outros, como irmãos da Fraternidade da Vida”.
Quando uma série de eventos sincronísticos nos afastou do aspecto organizatório do 'Lectorium Rosicrucianum', um texto de Jung em 'O Segredo da Flor de Ouro' abriu-nos outra porta para continuidade de nosso caminho espiritual. E o estudo da psicologia junguiana, possibilitou ampliar a compreensão, sobre a lei junguina da Sincronicidade e as coincidências significativas que acontecem em nossas vidas, alheio a vontade e controle do ego humano...
“Se você leu até aqui, pode perguntar: E como discernir entre o Trabalho da Luz e o das trevas? A chave è: “pelos frutos os conhecereis”. Veja a história das religiões e conclua por si mesmo a qual deus elas servem. A Fraternidade da Luz, porém revela-se no Amor incondicional à humanidade, e assim como os seus Anjos, não julga nem condena a ninguém: “só vê razões para amar”....
Agora talvez o leitor perceba que os alicerces dessas experiências e vivências profundas, mais do que estudos, é que fundamentam este singelo trabalho angélico de informação, sob a égide do Amor da Fraternidade da Luz. E visa despertar as pessoas para buscar suas respostas, ampliar o conhecimento, descobrir quem de fato somos e o propósito maior de nossa existência neste campo de vida: “Ninguém nasce para sofrer, nasce para aprender e a reconectar-se com a Consciência Divina em nós!" (Campos de Raphael).
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