terça-feira, 23 de outubro de 2012

MISTICISMO ANTIGO & FÍSICA MODERNA – ('Para Além da Mente').

  
“A unicidade básica do universo não é apenas uma característica central da experiência mística, mas também uma das mais importantes revelações da física moderna. Ela se torna aparente no nível atômico e manifesta-se mais  e mais à medida que mergulhamos mais fundo na matéria, até o domínio das partículas subatômicas”. (Fritjof Capra.‘O Tao da Física’ ). [Cf. ‘Para Além da Mente’, p. 25. Abril-Livros].

A Nova Ciência da Consciência - ('Para Além da Mente').
 
“No domínio da neurociência, os estudos de cérebros humanos danificados por defeitos congênitos, acidentes, doenças ou cirurgias, revelaram que as pessoas atingidas exibem às vezes desconcertantes capacidades mentais e perceptivas que, para alguns pesquisadores do cérebro, parecem emanar de um ‘segundo eu’, ou espírito interior”.

Tais observadores acreditam ter vislumbrado sinais de uma vontade mais alta que parece derivar seu poder não do ser físico, mas de alguma fonte imaterial que está além do alcance dos instrumentos científicos.

Ao explorar os estados alterados de consciência induzidos de diversas maneiras por sonhos, transes meditativos e drogas, alegam ter encontrado indícios de uma realidade mais ampla e invisível subjacente ao mundo físico; uma sintonia com esse domínio invisível, especulam, pode explicar fenômenos paranormais tais como a precognição, a psicocinese e um sentido de iluminação e de unicidade com o universo.
O que é ainda mais surpreendente é que o apoio para essa mudança nas teorias sobre a mente veio da mais ‘resistente’ de todas as ciências, a física.

“As perplexidades efêmeras acerca da natureza da consciência não costumam ser preocupações comuns dos físicos, mas à medida que foram mergulhando mais fundo nos estranhos cenários do mundo subatômico, esses cientistas descobriram que dentro do átomo as regras ordenadas de comportamento que governam os objetos de maior tamanho, tais como bolas de tênis e planetas, perdem a validade”.

No mundo subatômico, “a matéria e a energia tornam-se quase indistinguíveis, e a previsibilidade do universo newtoniano cede lugar à probabilidade, às incertezas dos jogos de dados e da previsão do tempo”.

“Do ponto de vista quântico, o universo não é apenas uma coleção de componentes mecânicos, como um brinquedo de corda, mas é também um todo indivisível e todas suas partes, inclusive a mente humana, agem sobre todas as demais, e reciprocamente. Alguns físicos muito respeitados chegaram até a afirmar que, sem a mente perceptiva dos seres humanos, o universo que conhecemos não existiria absolutamente – a mente, dizem, pode ser a lente que focaliza o mundo dos acontecimentos aleatórios na realidade ordenada que percebemos”.

Especulações como esta são um estranho eco dos antigos ensinamentos dos místicos orientais, que professavam a interligação da consciência e do cosmo séculos antes do surgimento da pesquisa científica.

“Usando ocasionalmente a lógica, mas com maior frequência confiando na intuição, os fundadores e praticantes de religiões e filosofias orientais como o hinduísmo, o budismo e o taoismo conceberam retratos holísticos do universo nos quais a mente e a matéria se fundem e fluem sem descontinuidade de um para o outro”...

Por exemplo, 1500 anos antes que a física quântica fosse desenvolvida, um texto básico do budismo chamado Avatamsaka Sutra ensinava que a consciência     e o mundo material – que para as mentes não iluminadas parecem estar irremediavelmente separados – estão na verdade unidos em uma suave continuidade conhecida em sânscrito como o dharmakaya, ou “corpo da grande ordem”.
“Quando a consciência dessas visões convergentes de mundo começou a crescer no Ocidente, o estudo da consciência, de suas origens e funções, surgiu como um dos mais importantes empreendimentos intelectuais de nosso tempo”...

“Para muitos observadores ansiosos, a cultura ocidental parece ter tomado um rumo desastroso de exploração ecológica e ganância desenfreada, e alguns filósofos estão sugerindo que só uma abordagem totalmente nova ao entendimento da consciência – aquilo que Kennet Pelletier, autor popular que escreve sobre o assunto, descreve como “uma nova ciência da consciência” – colocará a sociedade em um caminho mais correto. Pelletier prevê que a ordem de pensamento que favorece o material sobre o espiritual cederá lugar a uma nova ordem holística, unindo as duas correntes aparentemente contraditórias”...
“O debate sobre as origens da consciência tem sido mantido pelo menos desde os tempos de Platão. O filósofo grego foi um dos primeiros a argumentar que a mente humana era uma entidade por si mesma, cuja existência não dependia do corpo (*)".
"Embora anatomicamente situasse a mente dentro do cérebro, Platão negava todo o relacionamento entre os dois; acreditava “que o cérebro era uma esfera – a forma geométrica perfeita, segundo os antigos gregos – e, portanto, um depositório adequado para aquilo que julgava ser a essência da humanidade”. [‘Para Além da Mente’, p. 9/10. Abril-Livros].

(*) Fato comprovado pelo cientista Dr. George Rodonaia, na experiência sua quando estava fora do corpo, atropelado e morto pela KGB russa, mas descobriu que, mesmo sem o seu corpo (na geladeira do I.M.L., Instituto Médico Legal), ele podia pensar, e lembrou-se do dito cartesiano, “Penso, logo existo”. Ele relata o fato “ao vivo”, após voltar à vida três dias depois, quando os médicos iniciaram o processo de autópsia no seu corpo físico. (Ver o documentário, “Vida Após a Morte’, vídeo elaborado pelo Dr. Raymond Moody].

 Luz, Amor e Paz! (Campos de Raphael).

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A CONSCIÊNCIA CÓSMICA de Nosso Ser Interior.

 “A consciência individual existe dentro de o oceano infinito da Consciência Cósmica, como um pote cheio de água em um tanque. A água no vaso parece separada da água do tanque por causa da linha divisória do pote entre os dois – a mente individual, o ego limitado. Mas quando o vaso se quebra as águas se misturam; assim, quando a mente é eliminada e não existe nenhuma separação entre o interior e o exterior, a consciência individual se dissolve na Consciência Cósmica... Então livre de todas as amarras, mais além de toda vibração e dualidade, o Eu [o Ser imortal] realiza sua verdadeira glória – sem nome, sem semblante, imutável, sem princípio ou fim, a bem-aventurança infinita e a paz eterna”. [‘O Segredo da Mente‘, p. 49. Avadhutika Anandamitra Acarya].

Você tem um Anjo Guardião!
O Maravilhoso Ser Interior
“Assim como um fio de linha desfiado não passa pelo buraco de uma agulha, uma mente com um único apego ao mundo exterior não pode realizar o Eu interior”.

Mas quando todos os desejos e distrações são queimados no fogo da aspiração ardente, quando todos os sentimentos egoístas de “eu” e “meu” se dissolvem na intensa concentração no “Amado”, a mente se torna tão sutilmente dirigida ao Infinito que desaparece e, instantaneamente, submerge no brilho ofuscante do Eu mais profundo.
Como a escuridão mais antiga de uma caverna é dissipada num segundo quando se acende um fósforo, assim também a auto-realização chega num abrir e fechar de olhos, e inumeráveis existências de ignorância e ilusão são dissipadas da mente para sempre.
  

A consciência individual existe dentro do oceano infinito da Consciência Cósmica, como um pote cheio de água em um tanque. A água do vaso parece separada da água do tanque apenas por causa da linha divisória do pote entre os dois – a mente individual, o ego limitado. Mas quando o vaso se quebra, as águas se misturam; assim, quando a mente é eliminada e não existe nenhuma separação entre o interior e o exterior, a consciência individual se dissolve na Consciência Cósmica, num fluxo de êxtase.
Então livre de todas as amarras, mais além de toda vibração e dualidade, o Eu realiza sua verdadeira glória – sem nome, sem semblante, imutável, sem princípio ou fim, a bem-aventurança infinita e a paz eterna.
Quando aqueles que alcançaram este estado final retornam à consciência do mundo, sentem que uma onda de alegria, vinda de alguma região desconhecida, inundou suas mentes e cada célula de seus corpos vibra nessa corrente Divina.
  

Tendo bebido da fonte de bem-aventurança, seus sentidos se embriagam e vêem a Consciência Suprema em toda parte. Em cada bocado saboreiam a Sua doçura, em cada som ouvem a Sua melodia, em cada toque sentem a Sua carícia, em cada alento inalam a Sua fragrância. Então eles sabem que no íntimo de cada coisa encontra-se o Supremo brincando de esconde-esconde com Ele próprio...
Como a santa errante (que carinhosamente abraçava os cães de rua e alimentava-os com a comida que os discípulos lhe davam; comia então alegremente e distribuía entre os cães o que deixavam cair de suas bocas) -, aqueles que mergulham profundamente no Oceano de Consciência [Cósmica] compreendem que são Um com todos. E, qualquer papel que escolham desempenhar no drama da vida – enquanto trabalham e brincam, movem-se e falam neste mundo – sempre sabem internamente que são o Ser Imortal.
 
Uma vez pediram a um ser divinamente realizado, conhecido como a “Mãe Bem-Aventurada” [‘Anandamayii Ma’, que nunca se referia a si própria como “eu”], para dizer alguma coisa sobre a sua vida. Sua face estava radiante de alegria interior e com sua voz doce ela respondeu calmamente: “Esta consciência nunca se associou a este corpo temporário. Antes que este corpo surgisse na Terra ela era a mesma. Em criança ela era a mesma. Transformou-se em uma mulher, mas ainda era a mesma. Quando a família na qual nasceu fez os preparativos para que este corpo se casasse, ela era a mesma. E para sempre, embora a dança da criação mude à sua volta, ela será sempre a mesma”. Dizendo isto seu corpo ficou imóvel e ela entrou em êxtase.

O Som do Silêncio
Esta é então a meta de nossa trajetória: transcender um a um os mais densos níveis da existência, até que alcancemos o Estado Supremo, onde a mente cessa e o Eu [imortal] brilha em seu resplendor infinito.

Esse grau sublime de realização está além da razão, além do pensamento e além da mente. Como, então, pode ser descrito? Aqui o GURU é mudo e o discípulo é surdo.
Quando um discípulo perguntou a Buda: “A Consciência Suprema existe?” Buda ficou em silêncio. E o discípulo voltou a perguntar: ‘Então, a Consciência Suprema não existe?” Mais uma vez ele permaneceu em silêncio.
Um homem piedoso mandou seus dois filhos a um mestre para que adquirissem conhecimento espiritual. Depois de alguns anos eles regressaram e o pai os questionou sobre o que haviam aprendido. E perguntou ao mais velho: “Meu filho, você estudou as Escrituras. Diga-me, qual é a natureza do Supremo?” O filho respondeu com versos das Escrituras, mas o pai não se contentou. E fez a mesma pergunta ao mais novo. O filho permaneceu em silêncio e com os olhos baixos; nenhuma palavra saiu de seus lábios. O pai disse: “Ele compreendeu. Isto não pode ser expresso em palavras”.
Os sábios dizem que aqueles que alcançam o estado infinito de consciência são como aquelas pessoas que viram um muro alto e ficaram curiosos para saber o que havia do outro lado. Um deles, com muito esforço, subiu até o topo, olhou para o outro lado e gritou com admiração e alegria, “Oh! Oh! Oh! Pulou repentinamente para o outro lado do muro e desapareceu. Os outros se entreolharam intrigados e gritaram: “O que tem aí?” Mas não houve resposta. Um deles fez, então, a difícil escalada e da mesma forma maravilhou-se; gritou de alegria e desapareceu do outro lado. Assim, um a um, todos escalaram o muro e despareceram em êxtase.

Ninguém pode explicar [ou descrever] a felicidade de transcender e realizar o Eu [imortal]. Tem de ser experimentado pela própria pessoa.

“Certa vez, uma boneca de sal resolveu medir as profundezas do oceano. Ela queria contar para as outras quão profundas eram suas águas. Mas não conseguiu, pois assim que mergulhou na água do mar a boneca dissolveu-se. E agora, quem falaria sobre as profundezas do oceano?!” [Cf. ‘O Segredo da Mente‘, p. 51/52. (Avadhutika Anandamitra Acarya). Ananda Marga].
 Luz, Amor e Paz! (Campos de Raphael).

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ANJOS & MILAGRES - Em Nossas Vidas! (Terry Lynn Taylor).


“Cada um escolhe a sua cruz”. A cruz, ou 'Árvore da Vida' na simbologia universal, configura as lições de vida, experiências e relacionamentos, que você  escolheu vivenciar numa veste espacial masculina ou feminina. E atraiu um anjo guardião de características e qualidades sintonizadas com o nível atual de consciência da sua alma-espírito imortal. (Campos de Raphael).
Você tem um Anjo Guardião!
 
 Anjos & Milagres – Terry Lynn Taylor.

“As últimas teorias da interligação sugerem que todos nós partilhamos as células de nosso ser com tudo o mais. Portanto, quando fico a acariciar meu gato e ronronamos juntos, as células que partilhamos vibram numa frequência harmoniosa... Se uma borboleta pousa na minha roseira, nós três – a borboleta, a roseira e eu – nos fundimos de modos que não são meramente poéticos; na verdade estou admirando nossa natureza partilhada; e a interligação se expande no tempo, tanto para trás, para o passado eterno, como para a frente, para o futuro eterno”. (Robert Cole, astrólogo). [‘Os Anjos Respondem’, p. 137. Terry Lynn Taylor. Pensamento].

 
“Os anjos são fazedores de milagres, mas se não ampliarmos a idéia do que seja um milagre, deixaremos de presenciar os mais poderosos milagres que eles fazem em nossa vida. Naturalmente, não perderemos a lição e a mensagem desses milagres, mas podemos levar mais tempo para compreendê-los se formos apanhados pelo mundo exterior”.

Numa recente conversa com minha amiga Shannon, decidimos que o tipo de experiências com anjos de que mais gostamos são aquelas que melhoram a vida das pessoas e mudam a sua percepção.

Pode ser que há muito as pessoas não deem uma boa risada ou quase não tenham alguma razão para rir, ou ainda que permaneçam geralmente deprimidas. Então elas se abrem para os anjos e sofrem uma transformação quase instantânea, da tristeza e do sofrimento para a luz e o amor.
É excitante ler sobre surpreendentes salvamentos quando a ajuda saiu do nada, como quando alguém sofre um acidente grave e é salvo por um anjo. Isso é ótimo, porém, como disse Shannon, talvez se a pessoa fosse receptiva aos dons divinos que os anjos têm em abundância para nos dar – presentes que iluminam nossa mente e nosso corpo -, o acidente nem sequer teria acontecido. Acaso podemos contar todos os acidentes que não aconteceram?!



"O que acontece conosco quando pedimos a presença de anjos em nossa vida? A vida se torna mais significativa. Meu filme favorito sobre anjos é The Bishop’s Wife, feito em 1947, estrelado por Cary Grant, Loretta Young e David Niven".

O filme contém muita sabedoria angélica: mostra um bom exemplo do que acontece com os seres humanos quando pedem ajuda angélica a Deus. O bispo ficara bastante popular entre os membros ricos da paróquia e se tornou obcecado pela idéia de construir uma catedral. Orou bastante para conseguir realizar o seu sonho, e assim Deus lhe enviou um anjo (Cary Grant) para ajudá-lo a resolver o assunto.
 
Não quero contar toda a trama, porém basta dizer que o bispo recebeu o que realmente precisava – a compreensão do que realmente importa na vida. E quando chegou a hora de o anjo partir, todas as suas percepções sobre o caráter das pessoas havia mudado...

As pessoas não têm a lembrança concreta da presença física dos anjos em sua vida; anjos têm a habilidade de velar nossas percepções quando necessário. Se você pedir algo a Deus e a ajuda dos anjos para obter o que deseja, pode não conseguir exatamente o que pediu, porém  receberá o que todo coração humano de fato anseia: amor, felicidade, alegria e graça - dádivas angélicas que nos dão sentido à vida.
Quando o simples encontro com alguém muda a nossa opinião, tornando-a positiva, ou quando se compreende que acima de tudo se busca o conhecimento e se consegue descobri-lo na simplicidade dos processos terrenos, estes são genuínos milagres angélicos!
 
Quando falo sobre anjos humanos ou anjos do momento, estou me referindo à pessoa que aparece no momento exato para ajudar alguém a evoluir em seu crescimento espiritual. Em geral, o acontecimento tem a natureza de uma mensagem distinta. Mensagens podem ser universais: “Todos somos Um com Deus e, portanto, temos de respeitar um ao outro”. Ou a mensagem pode ser pessoal: “Ame a si mesmo como um verdadeiro filho de Deus”.
 
Surge uma pergunta: Trata-se de um anjo real materializado em forma humana, ou de uma pessoa que se transforma em seu Eu Superior (Anjo da Guarda) por um momento, a fim de guiar outra pessoa? E respondo: Isso importa?
 
Independentemente das circunstâncias de sua vida, tragédias, dificuldades, doenças e outras provações, sempre existe uma conexão prateada. Em algum ponto da situação, os anjos estão aguardando para lembrá-lo de que você tem o poder de mudar qualquer coisa num acontecimento positivo, simplesmente mudando o modo como pensa sobre o fato e a ele reage.
Nesta seção [Mensagens Simples, mas Eficazes], as cartas mostram como os anjos nos guiam sempre rumo ao positivo e providenciam oportunidades que nos dão, no momento certo, uma contundente e transformadora mensagem em nossa vida. Fique consciente de onde a mensagem está vindo: instruções detalhadas que possam interferir em nosso livre-arbítrio jamais nos chegam dos anjos.

“Ouça com atenção e sintonize coração e mente com o nível vibratório mais elevado do universo: DEUS. ‘Ouvir’, significa fazer um esforço para ‘aguardar bem alerta’, a fim de ouvir algo. Você está ouvindo? Se está, então a quem?” (Terry Lynn Taylor). [Cf. ‘Os Anjos Respondem’, p. 91/92. Pensamento].
 Luz, Amor e Paz! (Campos de Raphael).