sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

CARTAS DO TARÔ & ANJOS DA GUARDA - 14ª Carta: 'A Temperança'.

Seja Bem-vindo! - Welcome!
“As duas asas do Anjo são suas ligações com o Shabbat eterno e com a Criatividade eterna de Deus, em outros termos, com a Gnosis divina e a Magia divina. Por meio da asa 'gnóstica' (ou 'esquerda'), o Anjo está em contemplação da Sabedoria divina, e por meio de sua asa 'mágica' ('direita'), está ativo na qualidade de Mensageiro,  ou de 'Anjo'... Eis o princípio da polaridade subjacente na dualidade de suas asas"... ('Meditações Sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô', p. 382. Anônimo. Edições Paulinas).  

 Mensagem ao Aniversariante do Dia!(*) 'Somos seres espirituais vivendo experiências numa veste humana'... Ninguém nasce por acaso certo dia e hora, como mostra seu mapa astrológico e o 'oráculo dos anjos'... A consciência da Alma-Espírito, porém, ao adentrar uma veste feminina ou masculina esquece sua origem, a missão e/ou lições de vida que escolheu experienciar neste 'campo quântico de possibilidades'... Mas, as características do 'Anjo da Guarda de seu aniversário' revelam as qualidades e potencialidades que, a nível espiritual, você escolheu vivenciar para expandir a consciência do 'Self' imortal -, figurado às vezes como uma 'criança divina'... NOTE BEM: A infância embora seja determinada por fator kármico ou escolhas antes de nascer, é-nos dado a opção de mudar o roteiro na adolescência e vida adulta, seja rumo ao alto, o 'Bem Superior', ou para baixo, o 'Mal': "O que homem semear, isso também colherá"... Tudo faz parte de seu livre-arbítrio e aprendizado pessoal! (Campos de Raphael).
“O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem”... (Saint-Exupéry).

MEDITAÇÃO DO DIA - ('I Ching': Oráculo Chinês de Sabedoria).
"Agentes espirituais", que designo de 'Anjos da Sincronicidade', podem nos dar ajuda e orientação através de o 'I Ching' em momentos difíceis de nossas vidas, conforto espiritual e sabedoria para reflexão e uma decisão... (Campos de Raphael).
"Este livro lança uma nova luz em muitos segredos ocultos no modo de pensar tantas vezes enigmático desse sábio misterioso, Lao-tse e seus discípulos"... (C.G. Jung).
[Cf. 'I Ching' - 'O Livro das Mutações', p. 3. Pensamento].

"Este hexagrama se compõe dos trigramas K'an, a água, e K'un, terra. Simboliza, assim, a água subterrânea, acumulada debaixo da terra. Da mesma forma, uma força militar jaz acumulada num povo; invisível na paz, porém disponível a qualquer momento como fonte de poder. Os atributos dos dois trigramas básicos são: perigo no interior e obediência no exterior. Isso indica a natureza do exército, algo perigoso em seu interior e cuja manifestação externa exige disciplina e obediência... A forte linha nove na segunda posição exerce o comando do hexagrama, endo as demais linhas, todas maleáveis, como subordinadas. Essa linha forte representa um dirigente, pois encontra-se na posição central em um dos dois trigramas básicos. Entretanto, como isso ocorre no trigrama inferior e não no superior, ela simboliza não o o governante, mas o eficiente general que mantém o exército obediente através de sua autoridade"... Julgamento: O Exército necessita de um homem forte e de perseverança. Boa fortuna, sem culpa... "o exército é uma massa que necessita de organização para tornar-se uma força de combate. Sem uma firme disciplina nada se pode alcançar. Porém tal disciplina não pode ser atingida através de meios violentos. Ela requer um homem forte que conquiste o coração do povo, despertando-lhe entusiasmo...  Imagem"No meio da terra está a água: a imagem do Exército. Assim o homem superior aumenta as massas através de sua generosidade para com o povo... "A água subterrânea jaz invisível dentro da terra. Assim também o poder militar de um povo está invisivelmente presente nas massas... Quando o perigo ameaça, cada camponês torna-se um soldado; ao final da guerra, ele retorna ao seu arado. Aquele que se mostra magnânimo em relação ao povo conquista seu afeto e o povo que vive sob um governo generoso torna-se forte e poderoso. Só um povo economicamente forte pode ter relevância em termos de poderia militar. Deve-se, portanto, cultivar esse poder através de incentivo das condições econômicas do povo e de um regime político humanitário"... ['I CHING", p. 48/49. Richard Wilhelm / C.G. Jung. Pensamento.
DICAS: Consulta grátis online pelo site ‘somostodosum’:  O Jogo do I Ching’.

Escolha a música que aquiete a mente e 'fale' ao seu coração...
Minimize, reabra o portal e a ouça durante a leitura:
‘Merlin’s Magic’. Angelic Heavenly. (1h:02).
Dicas de Raphael & 'Anjos de Cura':
'Bicos de papagaio', dores de coluna, articulações, pedras nos rins? Podem provir da carência de magnésio no seu organismo! Conheça o segredo médico revelado pelo experiente Clínico, Dr. Luiz Moura:
1º. O Cloreto de Magnésio. (Dr. Luiz Moura).
Localização de Rio das Ostras/RJ. (Mapas Google).

Cartas do Tarô & Anjos da Guarda - 14ª Carta 'A Temperança'.
('Meditações Sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô').
"Ouvi-nos Senhor santo, Pai onipotente e Deus eterno, e dignai-vos enviar do céu vosso santo Anjo, que guarde, proteja, visite e defenda todos os habitantes desta casa". (Oração litúrgica do ofício que precede à Missa solene). 

"Em verdade, em verdade, te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus". (João 3,5).
"Por educação e formação intelectual, pertenço aos 'filhos do Céu'. Mas por temperamento e por estudos profissionais, sou 'filho da Terra'. Colocado assim pela vida no coração de dois mundos, dos quais conheço, por experiência familiar, a teoria, a língua e os sentimentos, não estabeleci nenhuma barreira interior. Mas deixei reagirem, em plena liberdade, uma sobre a outra, no fundo de mim mesmo, duas influências aparentemente contraditórias". (Teilhard de Chardin. 'Comment je crois', Avant-Propos, p.1]. 

Caro Amigo Desconhecido: "A lâmina do 14º Arcano Maior do Tarô 'A Temperança' nos coloca na presença e um anjo vestido de vermelho e azul, realizando ato estranho: ele está passando a água de um vaso para outro, segurando ambos quase horizontalmente, n um ângulo de 45 graus, a uma distância considerável um do outro".

A figura produz um  choque intelectual. Trata-se de arcano, algo que é necessário apreender e compreender acima do plano habitual da experiência e do pensamento. Convite à meditação profunda, ao exercício espiritual.

Qual é o problema que a lâmina, sua contextura toda, apresenta quase espontaneamente ao espírito de quem a observa atentamente? Qual a mensagem desse anjo com duas asas, veste vermelha e azul, segurando dois vasos, um vermelho e outro azul, fazendo a água passar, de modo misterioso, de um vaso para o outro? Traria essa mensagem a boa nova de que, além da dualidade do "ou-ou" que existem a do "não só, mas também" a do "tanto como"?

O conjunto da lâmina com o anjo não sugere o problema da polaridade co-operante com a dualidade integrada ? À primeira vista, não sugere o pressentimento ou a suspeita de que é, talvez, graças às duas asas, aos dois braços, às duas cores da veste, aos dois vasos que a água jorra de um para o outro? E que essa água é fruto e dom do 'tanto... como' da dualidade integrada, que salta aos olhos quando se vê a lâmina?

Assim, pois a ideia que se apresenta logo ao espírito na presença da lâmina do 14º Arcano é da ordem das ideias referentes à polaridade e às possibilidades que ela oferece para o conhecimento e a realização espirituais - mística, gnóstica e mágica do Hermetista.
Nas Cartas precedentes já falamos, sob diversos aspectos, da dupla polaridade - a do polemos ('guerra'), que produz a energia da ordem "elétrica", e a da cooperação ou "paz", que dá o impulso à força da ordem "vital". O anjo do 14º Arcano nos convida a voltarmos ao problema dessa dupla polaridade e dupla dinâmica, prometendo novas luzes a esses respeito.

Um dos maiores entendidos na vida espiritual e na experiência espiritual autêntica, S. Bernardo de Claraval [Clairvaux], legou à posteridade uma doutrina de importância capital, a da imagem e da semelhança divinas no homem.

Eis os pontos essenciais dessa doutrina, que pode perfeitamente servir de ponto de partida para a investigação aprofundada da dupla polaridade:
"Deus fez o homem 'à sua imagem e semelhança'. (Gn 1,26).  No primeiro homem, antes do pecado original, a imagem e a semelhança divinas coincidiam. Mas essa coincidência não continuou depois do pecado. A imagem permaneceu inata, mas a semelhança inicial se perdeu. O homem, depois do pecado original, está na desfiguração da dessemelhança, embora conserve a imagem"...

"O homem foi feito à imagem e à semelhança de Deus; pela imagem, ele em a liberdade do arbítrio e pela semelhança, as virtudes. A semelhança foi destruída, mas o homem conserva a imagem. A imagem pode queimar-se na geena, mas não consumir-se: ela está ferida, mas não destruída; por tal destino ela não é abolida, mas subsiste. Onde a alma estiver, aí estará também a imagem. O mesmo não acontece com a semelhança; ele permanece na alma que faz o bem; a alma que peca se assemelha aos animais desprovidos de inteligência"...

Isso diz S. Bernardo no sermão sobre a Anunciação da Bem-aventurada Virgem Maria (S. Bernardo, 'Oeuvres', t. I, p. 106).  

A imagem é, portanto, segundo S. Bernardo, a estrutura essencial do ser humano, e a semelhança é o conjunto das funções ou a estrutura funcional. O fundamento inalienável e inamovível da liberdade é a estrutura essencial e indestrutível do homem...
O homem é livre - e assim permanecerá por toda a eternidade na terra, no inferno, no purgatório e no céu - em toda parte e sempre. A liberdade é então fato absoluto. Como tal, ela comporta a imortalidade; é este o argumento que se encontra na 'Crítica da razão prática' de Immanuel Kant, porque, o que é seu 'imperativo categórico', senão a imagem divina no homem?
  
Quanto à semelhança, isto é, ao conjunto de funções do ser humano, estabeleceu-se nele um foco de pecado com suas atrações para o mal. Essa semelhança é imortal só à medida que volta a ser conforme à imagem. Sua imortalidade é facultativa.

Eis o essencial da doutrina de S. Bernardo. Isso nos leva à seguinte questão: se a imagem divina no homem não sofreu nenhuma diminuição e se a semelhança divina nele, em parte foi ab-rogada [pelo livre-arbítrio] e teve de ceder lugar às inclinações e aos hábitos tendentes ao mal, existe na vida humana alguma coisa que contrabalance as inclinações más no organismo funcional humano, que oponha nele as inclinações boas às más?

Sim, existe algo acrescentado a ele, com o papel de contrapeso das inclinações e dos hábitos viciosos que se enraizaram nele depois da queda primordial. Esse "algo" é o Anjo da Guarda...
O Anjo da guarda se junta, como fiel aliado, à imagem divina no homem do mesmo modo que as inclinações viciosas se juntaram ao organismo funcional humano que, antes da queda, era semelhança divina. O Anjo da guarda se encarrega das funções destruídas na semelhança pelo pecado original e preenche a brecha assim aberta. Ele se substitui às funções [divinas] destruídas [ou obliteradas] pela queda.

Como a oração do ofício da aspersão (que coloquei no começo desta Carta), o precisa, rogando a Deus que se digne "enviar do céu seu santo Anjo, que guarde, ajude, proteja, visite e defenda todos os habitantes desta casa", o Anjo desempenha sua função de cinco maneiras: guarda, ajuda, protege, visita e defende. Ele é, pois, a 'estrela cintilante', o pentagrama luminoso acima do homem.

Ele guarda  memória, isto é, a continuidade do grande Passado no presente, que é a preparação para o grande Futuro. É o Anjo da guarda que vela para que haja um traço-de-união entre os grandes de Ontem, Hoje e Amanhã da alma humana. Ele é uma 'recordação' perpétua da semelhança primordial, da missão eterna confiada à alma na sinfonia cósmica e da morada especial da alma na "casa do Pai, na qual há muitas moradas". (João, 14,2).
Se necessário, o Anjo da guarda desperta reminiscências das vidas anteriores terrestres da alma, a fim de restabelecer a continuidade do esforço, da busca e da aspiração da alma, de vida em vida, a fim de que as vidas particulares não sejam apenas episódios isolados, mas constituam etapas de um só caminho para um só termo.

O Anjo da guarda sustenta o esforço, a busca e a aspiração da alma comprometida no caminho. Isso significa que ele preenche as lacunas do organismo funcional psíquico, devidas à desfiguração da semelhança e supre suas deficiências, na medida da boa vontade da alma. Porque o Anjo sustenta, mas não substitui a [livre] vontade do homem pela sua.

A vontade continua livre sempre e em toda parte. O Anjo da guarda jamais toca no livre arbítrio do homem e se resigna a esperar a decisão ou a escolha feitas se forem acertadas, ou para ficar na posição de observador reduzido à prece, se não o forem.

Às vezes o Anjo da guarda se vê obrigado a não participar da atividade da alma, a saber, quando esta atividade está em desacordo com a imagem divina da alma; mas, outras vezes, ele pode tomar parte maior na atividade humana, quando esta atividade é de natureza a permiti-lo ou até a exigi-lo. Então o Anjo da guarda desce de seu lugar para o domínio da atividade humana. E visita o homem...
Essas "visitas" do Anjo da guarda verificam-se quando são possíveis e necessárias. Mas  o Anjo da guarda protege o homem sem cessar. Ele supre as falhas dos sentidos humanos, que estão privados da clarividência que tinham antes do pecado original. O Anjo é o clarividente que ajuda o não-clarividente nas tentações e nos perigos psíquicos e físicos. Adverte, informa e ajuda a apreciar.

Entretanto, o que ele nunca faz é suprimir as ocasiões de tentação. Porque, como diz santo Antão, o Grande, "sem tentações, não há progresso espiritual". A tentação pertence, como parte integrante, ao exercício do livre arbítrio humano, que é inviolável tanto para o Anjo como para o demônio.

Quanto à última das cinco funções do Anjo da guarda em relação ao homem, a sua defesa, ela difere das outras porque é voltada para o Alto para o céu, não para baixo ou horizontalmente...
Tratando a questão da defesa que o Anjo da guarda concede ao seu protegido, aproximamo-nos do santo mistério do coração do Anjo da guarda. É a própria natureza do Amor angélico que se revela nele. Eis algumas indicações.

Os Anjos da guarda se mantêm acima dos seus protegidos. Isso significa, entre outras coisas, que eles os acobertam em relação ao céu, em relação ao olhar do alto dirigido para baixo. O fato de os homens terrestres serem acobertados por seus Anjos da guarda perante a Justiça divina significa - além da guarda, da ajuda, da proteção e do contato - que os Anjos da guarda são os defensores, os advogados dos homens perante a Justiça divina.

Como Moisés, que disse ao Eterno, quando os filhos de Israel cometeram o pecado mortal de preferir um deus de ouro ao Deus Vivo: "Perdoa agora seu pecado! Do contrário, apaga-me do teu Livro, que escreveste"; do mesmo modo os Anjos da guarda "acobertam" seus protegidos da Justiça divina, o que equivale a declarar explícita ou implicitamente: "Perdoa seu pecado!". Eis a defesa que os Anjos da guarda oferecem aos seus protegidos.

O anjo da guarda cobre com suas asas seu protegido, conferindo-lhe seus méritos aos olhos da Justiça divina e tomando sobre si os deméritos dele. É como se ele dissesse: "Se o raio da ira divina deve cair sobre meu protegido, meu filho, que ela caia sobre mim, ou, se ele deve ser atingido, que nós dois sejamos atingidos juntos!"
O Anjo da guarda defende seu protegido como a mãe defende seu filho, seja ele bom, seja mau. É o mistério do amor maternal que vive no coração do Anjo da guarda. Alguns Anjos não são da guarda, pois têm missões diferentes. Mas os Anjos da guarda, enquanto tais, são como como mães de seus protegidos.

Assim a arte tradicional os apresenta como mulheres aladas. Por isso a lâmina do 14º Arcano o representa francamente como mulher alada, vestido com roupa de mulher, azul e vermelha.

Os Anjos da guarda são a manifestação do amor maternal elevado e puro. Por isso a Santíssima Virgem e Mãe de Deus tem o título litúrgico de "Rainha dos Anjos". O amor maternal que ela tem em comum com os Anjos da guarda ultrapassa o deles e faz dela a sua rainha...
Como acabo de dizer, existem Anjos que não são da guarda. Não falo das oito hierarquias celestes acima dos Anjos, mas só da hierarquia dos Anjos, isto é, da nona hierarquia celeste.

Há Anjos que são "mensageiros" ('anjos' (angeloi, 'mensageiros', em grego),  no sentido próprio do termo, e há anjos com missões e tarefa especiais - os anjos do Pai, do Filho, do Espírito Santo, da Virgem, da Morte, da Vida, do Carma, das Ligações interesféricas, da Revelação, da Sabedoria, do Saber, da Disciplina Ascética - e vários outros. Muitos dentre eles representam o amor paterno ou o amor fraternal...

Não desejo dizer aqui nada que seja a favor ou contra o que Swedenborg afirma sobre o sexo dos anjos, mas gostaria de destacar o amor maternal dos Anjos da guarda bem como o fato de que outros anjos representam o amor paternal e o fraternal.

É neste sentido -  e só neste sentido - que eu gostaria que tu, caro Amigo Desconhecido, pensasse nos Anjos como seres nos quais prevalece a ternura do amor maternal ou a justiça do amor paternal. Não se trata de projetar no céu a sexualidade terrestre, mas, ao contrário, de ver nesta uma reflexão - se bem que muitas vezes desfigurada - da polaridade do alto... 
Acrescento que a Cabala judaica - principalmente o Zohar - ensina admiravelmente a pensar nas coisas da terra como reflexo das coisas do alto, e não inversamente. O Zohar é realmente uma das melhores escolas da pureza e da castidade no que se refere a tudo o que diz respeito ao Esposo e à Esposa, ao Pai e à Mãe, ao Filho e à Filha, ao Noivo e à Noiva nos mundos espiritual, anímico e físico.

A verdadeira castidade não consiste em se recusar a olhar e ver ou mesmo em se negar, mas, em se verem os protótipos celestes através e acima das coisas da terra. É essa castidade que se encontra e se aprende no Zohar, o Livro do 'Esplendor'1 da Cabala judaica...
Voltemos, porém aos Anjos da guarda: "Os Anjos, inclusive os Anjos da guarda, vivem e se movem exclusivamente na vertical. A subida e a descida constituem a lei de sua vida, a sua respiração. Eles sobem para Deus e descem para a humanidade.

Costuma-se dizer que os Anjos estão na contemplação perpétua de Deus. É verdade, se entendermos por contemplação o fato de eles estarem em contato permanente com a Santíssima Trindade e ofuscados pela sua luz. A contemplação dos Anjos é a "contemplação escura" da qual fala S. João da Cruz. Eles estão unidos substancialmente a Deus, mas não o vêem...

Quanto aos Anjos da guarda, eles não vêem os seres de outras hierarquias [acima deles], Arcanjos, Principados, Potestades, Virtudes, Dominações, Tronos, Querubins e Serafins. Porque a presença da luz transcendente divina neles envolve em trevas a sua percepção das esferas intermediárias entre Deus e a humanidade.

A esfera que eles vêem é da humanidade ou, melhor, as esferas de seus protegidos [abaixo deles], nas quais eles exercem a clarividência, da qual o homem que a perdeu tem necessidade para sua proteção. É nessa esfera também que os Anjos descobrem a genialidade de compreensão sintética e profunda sem igual que lhes valeu, da parte dos homens, o atributo de "oniscientes"...
"Os Anjos são oniscientes, mas a facilidade com a qual se orientam nas coisas humanas e as apreendem - e, a esse contato, a sua sabedoria obscura divina resplandece - impressionou tanto os que tiveram a experiência de encontro consciente com eles, que os levou a considerá-los oniscientes. É a impressão recebida do contato com os Anjos que o termo 'gênio' deve seu conteúdo primeiro, a saber, o de inteligência sobre-humana" (*).

(*) Na verdade, assim como  árvore toda está contida na semente, as qualidades de onipresença e onisciência da Suprema Inteligência estão presentes, embora em estado latente, em tudo o que Deus semeou na sua Criação. O homem traz dentro de si essas qualidades inatas da Divindade - 'O reino de Deus está dentro de vós' -, que se manifestam às vezes nas pessoas sensitivas e nas experiências de quase-morte, quando a alma volta a estar livre de sua pesada veste carnal. A onisciência, portanto (da qual a clarividência é pálido reflexo), pode desabrochar no estágio humano mais elevado, enquanto a onipresença alcança o início de seu esplendor a partir do estágio angélico, e os Anjos da Guarda dão provas disso, graças ao seu poder divino de estar sempre presente e proteger pessoas nascidas em cinco datas diferentes... (Campos de Raphael).

"Mas - e é o lado trágico da existência angélica - essa genialidade só brilha quando o homem tem necessidade dela, quando ele dá motivo para o jorro de suas luzes. O Anjo depende do homem em sua atividade criadora. Se o homem não pede, ou se afasta dele, não há nenhuma razão para que ele exerça sua atividade criadora"...

Ele pode então cair no estado de consciência, no qual toda sua genialidade criadora permanece em potência e não se manifesta. Nesse estado que do ponto de vista humano pode ser comparado ao sono, ele vegeta. Um Anjo que existe para nada é tragédia no mundo espiritual... (sic).

Pensa, pois, caro Amigo Desconhecido, pensa no Anjo da guarda quando tiveres problemas ou questões a resolver, tarefas a cumprir, planos a formar, preocupações e temores a acalmar! Pensa nele como na nuvem luminosa do amor maternal acima de ti, movido só pelo desejo de te servir e de te ser útil. 

Não permitas que surjam em ti escrúpulos - nobres, aliás - que te façam temer que, dirigindo-se ao Anjo da guarda, deixas intercalar-se entre ti e Deus um ser que não é Deus e que te leva a abandonar a aspiração ao contato imediato entre a alma e Deus, ao toque direto e autêntico de Deus, sem intermediários!

Jamais o Anjo da guarda se interporá entre tua alma e Deus de maneira a entravar, por pouco que seja, os acontecimentos do 'Cântico dos Cânticos' entre tua alma e Deus! O Anjo só cuida de tornar possíveis esses toques imediatos e autênticos, de dispor tua alma para recebê-los; e se retira logo que o Senhor dele e teu se aproxima de tua alma...
Em suma o Anjo da guarda é a Amiga da Esposa nas núpcias espirituais da alma e Deus. O Amigo do Esposo que "preparava o caminho do Senhor e aplanava suas veredas", obedecia à lei do Amigo do Esposo segundo a qual "é necessário que ele cresça e eu dimina"; a Amiga da Esposa, que prepara o caminho do Senhor e aplana suas veredas, obedece à mesma lei. 

O Anjo da guarda se retira quando se aproxima alguém maior do que ele. No Hermetismo cristão, isso se chama "libertação do Anjo da guarda. Ele é libertado - muitas vezes para missões novas -quando a alma já adquiriu, em sua parte de "semelhança", a disposição para a experiência mais íntima e mais imediata do Divino - experiência essa que corresponde a outro grau hierárquico. O Anjo da guarda libertado é então substituído pelo Arcanjo...
As pessoas cujo guarda é o Arcanjo não só tem experiências novas do Divino em sua vida interior, mas também recebem vocação objetiva nova. Tornam-se representantes de grupo humano - de nação ou comunidade kármica humana - o que significa que, daí por diante, as suas ações não serão mais só pessoais, mas terão ao mesmo tempo significação e o valor das da comunidade humana que representam.

Assim era com Daniel; ele rezava nesses termos:

"Nós pecamos, cometemos iniquidades, agimos impiamente e rebelamo-nos, afastando-nos do eus mandamento e normas... Agora escuta, ó nosso Deus, a prece do teu servo e as suas súplicas".

"Faze brilhar a tua face sobre o teu Santuário devastado, em atenção a ti mesmo, Senhor! Inclina o eu ouvido, ó meu Deus, e escuta! Abre os teus olhos e vê nossas desolações e a cidade sobre a qual é invocado o teu nome"... (Daniel 9,21-22). [Extratos de 'Meditações sobre os 22 Arcanos Maiores do Tarô', p. 373/379. Edições Paulinas. 1989. Tìtulo original: ' Méditations sur les 22 Arcanes Majeurs du Tarot'. Prof.Dr. Martin Krielle, Köllar e Verlag Herder, Basel. 1984].

   Click nos Anjinhos e conheça tb.:
 Click nos Anjinhos & Veja também;
 Luz, Amor e Paz! (Campos de Raphael).
Revisto, ampliado e atualizado em 19.02.2016.  Rio das Ostras/Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário